terça-feira, 2 de março de 2021

Dificuldade para acompanhar

Vários leitores têm dito sentir dificuldade em ler o livro numa só tacada. 

Se perdem no meio de muitos conceitos novos 😕, precisam retornar a leitura para capítulos anteriores 😓. E .... param antes de chegar ao final!  😔

Acho que esse efeito é natural.

A proposta do livro é um exercício de Gnham Iôga (Jñana Yoga) para lhe proporcionar um passeio pelo mundo do pensamento e mostrar que NADA É COMO LHE PARECE!  (aforisma peculiar da Gnham Iôga)

Para esse "passeio" funcionar, o leitor vai ter que se desapegar dos pontos de vista que costuma adotar e experimentar como a coisa seria quando vista de outro modo.

Dizendo assim, até parece simples. Mas a coisa pega porque desde nossa infância somos treinados e estimulados a valorizar nossos pontos de vista. Depois de anos dessa prática repetitiva, temos grande dificuldade em flexibilizar nossa maneira de ver e avaliar as coisas que percebemos. Quem aceita que o que está vendo e entendendo da vida, não é absoluto?

É o que chamamos, no capítulo 3 (pág. 99), de Quarto Pilar de Sustentação da BABEL - a Subjetividade de nossa percepção - fruto da marcante tendência de repetirmos sempre o mesmo fechamento da IMAGEM.

Enfim... se você quiser mesmo passear pelo mundo do pensamento como um Gnhami Yogi, terá que se esforçar em largar, ao menos temporariamente, os pontos de vista confortáveis que você se acostumou. 

Insista que a "viagem" começa...  😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Prêmios de Leitura

Lançada premiação para estimular leitores. O cap. 1 (VIDA) é fácil de ler. Verá que a VIDA é bem mais que " vida & morte ". Ta...